Sobre o Doxa

O Doxa foi criado em 1996, no Iuperj/Ucam , para investigar os processos eleitorais e de formação da opinião política. Em 2010 o laboratório foi transferido para o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).

Criado e coordenado pelo professor Marcus Figueiredo, o laboratório tornou-se uma referência para a pesquisa em comunicação política no Brasil, produzindo teses, dissertações, publicações e análises dentro dos vários subtemas que o assunto comporta, como propaganda eleitoral, jornalismo político, recepção e atitude política, comportamento eleitoral e outros.  Em 2014, passou a ser coordenado pela professora Argelina Cheibub Figueiredo. Mantendo sua missão original de investigação dos processos eleitorais, começou a se dedicar também à análise dos resultados eleitorais, ampliando assim o seu escopo e incorporando pesquisadores do IESP dedicados ao estudo do tema.

Doxa dispõe hoje de um importante acervo audiovisual de propaganda e jornalismo políticos, com coleções de programas eleitorais e partidários, telejornais, clippings das aparições de candidatos e documentários. Nosso acervo serve de base para pesquisas científicas em várias instituições, no Brasil e no exterior.