Análises

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Cobertura Jornalística

Selecione as eleições de referência e confira a análise quantitativa da cobertura jornalística sobre os principais candidatos a pleitos executivos nos principais jornais do país. Entre os indicadores, estão o monitoramento da visibilidade (aparições), valência das matérias (positiva, negativa ou neutra), enquadramento, temas (agenda-setting) e características formais relativas à paginação, posicionamento, imagens e títulos. 

Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral

Veja as transcrições resumidas do HGPE de 1989, realizadas por Afonso de Albuquerque, em sua tese de doutoramento, “Aqui você vê a verdade na TV”, Niterói, MCII/UFF, 1999. Conheça, também, a pesquisa desenvolvida por Luciana Veiga e Raul Magalhães sobre a recepção e o efeito persuasivo da propaganda eleitoral na TV na formação da intenção de voto na campanha presidencial de 1998.

debates eleitorais

Os debates presidenciais foram peças importantes dentro da campanha presidencial de 2002. Tivemos quatro debates televisivos entre os principais candidatos à presidência da república, sendo três no primeiro turno e um no segundo. Esses eventos tiveram uma ampla cobertura da mídia e repercutiram junto à opinião pública. O Doxa realizou, em parceria com o Massachusetts Institut of Technology – MIT, pesquisas qualitativas e quantitativas junto ao eleitorado para avaliar a recepção dos debates presidenciais no primeiro e segundo turnos da eleição de 2002. Confira!

mapas eleitorais

Os mapas de votação disponibilizados fazem parte do projeto “Geografia do voto no Estado do Rio de Janeiro: estratégias partidárias e bases sociais do voto”, que visa identificar padrões de distribuição de voto no Estado do Rio de Janeiro,  buscando distinguir o efeito de variáveis espaciais, variáveis sociodemográficas, classicamente estudadas pela sociologia eleitoral, e variáveis políticas. Os mapas disponibilizados na etapa atual da pesquisa apresentam a distribuição dos votos dos candidatos por bairro na cidade do Rio de Janeiro.